Quando somos assertivos em nossas relações conseguimos algo muito importante: a confiança e a admiração de quem esta perto de nós. Saber se comunicar é algo fundamental nos dias atuais e muitas vezes fica a dúvida de qual a competência que nos possibilitará essa comunicação objetiva e eficaz?
O cenário atual traz inúmeras exigências no atingimento de metas requisitando profissionais com visão de negócios, competências técnicas e interpessoais e com facilidade para criar soluções inteligentes visando resolver os problemas diários da empresa. Profissionais que saibam equilibrar a busca constante por resultados e que através de sua forma de ser e de se comunicar construam relações duradouras e confiáveis.
Mas quais comportamentos embasam a comunicação eficaz?
É possível definir de diferentes formas o profissional que se comunica bem. Uma delas compreende que é aquela pessoa que tem desenvoltura e flexibilidade para expressar “aquilo que pensa, aquilo que quer e aquilo que sente” sem deixar de ouvir e respeitar as mesmas expressões do outro, ou seja, o profissional assertivo. Ser assertivo vai muito além de uma fala objetiva, é respeito genuíno por si mesmo e pelo outro, lembrando que temos que dizer “sim” e “não” quando for preciso.
Em situações diárias de feedback, seja no ambiente corporativo ou mesmo familiar, a assertividade faz com que sejamos firmes, objetivos e que saibamos ouvir de forma ativa, ou seja, totalmente envolvidos no processo de comunicação, recebendo aquilo que nos é falado de forma completa em palavras, sentimentos e significado. Faz com que consigamos nos posicionar e facilitar para que os demais também expressem aquilo que esperam e sentem por nós.
Por conta de alguns valores que cultivamos ou crenças limitadoras que nos proíbem de dizer aquilo que realmente gostaríamos, desenvolvemos dificuldade em nos posicionar e de aceitar posicionamentos contrários aos nossos. Seja assertivo e perceberá como sua chefia, seus familiares e demais pessoas que fazem parte da sua vida terão muita mais facilidade para comunicarem e se posicionarem contigo. Ao mesmo tempo, você terá uma valiosa competência que contribuirá para a construção de relações duradouras e de muita confiança.
Palestrante e consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças, Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica, também é professor universitário em cursos de pós-graduação. Mestre em Administração de Empresas, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e é autor dos livros “Líder tático” e “O gerente intermediário”, ambos publicados pela Ed. Qualitymark.