O Código da Liderança

Artigos

David Ulrich é um dos principais expoentes mundiais do tema Desenvolvimento de Liderança há algumas décadas, com vários best-sellers no currículo. Um deles é a obra “O Código da Liderança”, na qual o consultor ensina que existem cinco competências essenciais para a liderança eficaz.

São elas:

1) Proficiência pessoal. A capacidade de ser um bom gestor de si mesmo ao agir com integridade, exercer inteligência emocional e tomar decisões corajosas e audaciosas. E, além disso, provocar admiração e confiança por onde passa, manter a serenidade em situações de estresse nas quais a maior parte das pessoas costuma ter um comportamento disfuncional e acreditar que pode mudar o seu próprio destino por meio do esforço e competência pessoal.

2) Gestão de talentos. Tem a ver com a habilidade de gerir bem o elenco que tem à sua disposição na empresa, extraindo o melhor que ele pode entregar. Algo que se faz quando você declara suas expectativas sobre o desempenho de cada colaborador, procura ser acessível no dia a dia, estimula um clima de trabalho ameno e de cooperação mútua e ainda busca manter as pessoas informadas sobre aquilo que é importante para que se sintam engajadas.

3) Desenvolvedor de capital humano. A capacidade de promover o amadurecimento das pessoas que trabalham com você para que, no futuro, sejam capazes de desempenhar tarefas que atualmente estão além da competência delas – a fim de que sejam capazes de sucedê-lo(a), inclusive. Aptidão que depende de você reconhecer os pontos fortes e fracos de cada colaborador, delegar atividades críticas a eles e atuar como um mentor.

4) Estrategista organizacional. Bom líder é quem possui uma visão de futuro que posicione a empresa de forma atrativa para os clientes lá à frente e que, hoje, tome as decisões que farão a companhia caminhar nessa direção. É por isso que se cobra tanto que você antecipe problemas que só apareceriam daqui a algum tempo, seja bom em planejamento, saiba fazer escolhas difíceis sobre onde dirigir os recursos e ainda não se perca no redemoinho das urgências.

5) Executor organizacional. Os líderes precisam ser capazes de antecipar o amanhã, mas sem esquecer de garantir os resultados de curto prazo, promover as mudanças que devem acontecer nas próximas semanas e também resolver os problemas que vão surgindo de última hora. Uma competência que requer controles gerenciais atualizados, flexibilidade, mindset ágil e a disposição de apoiar as pessoas que atuam na linha de frente.

Muita gente fala hoje em dia que devemos ser líderes ambidestros e está aí logo acima a explicação. Líder é quem sabe cuidar das pessoas e das coisas, hoje e amanhã, e sem esquecer de gerir si mesmo.

E quanto a você? Como está em relação a cada uma dessas competências do Código da Liderança?

Contato

Vamos conversar?